Olá Amigos,
Blumenau agora dispõe de um novo veículo de divulgação das atividades esportivas da nossa cidade. Isso porque, foi lançado no mês de junho deste ano o NITRO Esportes & Movimento, jornal de tiragem quinzenal que abordará assuntos relacionados ao esporte e exercício na nossa cidade.
Conforme o Editorial da primeira edição, o objetivo da publicação é valorizar àqueles que dedicam suas vidas ao esporte, fazer com que Blumenau seja conhecida pelos seus nomes no esporte, assim como, mostra que o Brasil não é somente a "Pátria das Chuteiras" !!!
Notícia melhor ainda é de que, a primeira edição deste veículo traz como matéria de capa o Badminton, com o título: "Um esporte a 300km por hora" !!!
A foto acima é a que consta na edição do NITRO, e reproduzo abaixo a matéria que foi veículada
Desde já agradeço o interesse e empenho do ConselhoEditorial do NITRO, desejando sucesso nessa nova empreitada !!!
_____________________________________________________________
Badminton: uma modalide em expansão
Pouco conhecido no Brasil, o badminton é um dos esportes mais praticados em todo mundo, principalmente nos países europeus e asiáticos. Além disso, é considerado o mais rápido esporte com raquete do mundo - um ataque, chamado de smash, pode atingir velocidade de 300km/h.
Jogado com raquetes que pesam em torno de 100gramas e petecas de nylon ou de pena que pesam aproximadamente 5 gramas, o esporte é praticado em ginásios fechados, numa quadra dividida por uma rede de 1,55m de altura. O badminton pode ser praticado tanto individualmente como em duplas, a exemplo do tênis.
Nas Olímpiadas são disputadas as categorias simples masculino, simples feminino, dupla masculina, dupla feminina e dupla mista. Um fato interessante é que o badminton é a única modalidade olímpica em que homens e mulheres jogam juntos.
No Brasil, o Badminton deu seus primeiros passos na década de 80, em Campinas. Hoje, existem vários núcleos de prática da modalidade, espalhados por todo o país. Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Paraná são, atualmente, os principais centros de formação de atletas. As atividades competitivas se dividem em circuitos estaduais, regionais (Sul, Sudeste e Nordeste) e Nacionais, onde são disputadas as categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17, Sub-19 e Principal (para maiores de 18 anos).
Badminton em Blumenau
Blumenau foi, durante muito tempo, o principal centro de formação de atletas do naipe feminino no Brasil, e permaneceu por muitos anos no topo do ranking nacional da modalidade, classificando várias jogadoras para a Seleção Brasileira de Badminton.
Hoje, as atividades de formação de atletas, através das categorias de base, bem como a preparação de atletas de alt0-rendimento, buscam retomar esta condição de liderança. Alguns resultados já foram alcançados como, por exemplo, a classificação do atleta Cristian Ricardo Leite para o Campeonato Pan-Americano Junior, que acontecerá em Porto Rico, em agosto deste ano.
Com 12 anos, Cristian é atleta do Badminton Blumenau Clube e atual número 2 no ranking da modalidade na sua categoria. O técnico Edmilson Kaestner é responsável pela formação de Cristian, bem como de todos os outros que, em ritmo acelerado, estão conquistando espaço nas suas categorias. A expectativa da comissão técnica, formanda também por profissionais do Programa de Apoio ao Esporte de Alto Rendimento da Universidade Regional de Blumenau (FURB), é de obter a classificação de ao menos três atletas para o Pan-Americano Junior do ano que vem.
Além do Badminton Blumenau Clube, existem núcleos de prática no Guarani Esporte Clube, FURB, Clube XXV de Julho, Bela Vista Country Club, Clube de Badminton Itoupava e Sesi Jaraguá do Sul.
Por ser um esporte ainda pouco difundido no nosso país, a maior dificuldade para manter e desenvolver as atividades é a falta de patrocínio. Se você está interessado em contribuir, de qualquer forma, com as atividades do Badminton Blumenau Clube entre em contato. Email: badminton.bbc@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário